sexta-feira, 18 de junho de 2010



Ser mãe é uma bênção!
Recordo a preocupação dos meus pais comigo faz hoje 26 anos.
Estava grávida (gravidissima), o fim do tempo estava previsto para 2 de Julho de 1984.
Devido a uma pré-eclampsia, estava em repouso absoluto desde o fim do mês de Maio porque estava muito inchada.
Dia 18 de Junho fui à consulta de rotina ao obstetra, Dr. Tormenta, a minha mãe aconselhou-me a levar a mala com as roupas, porque ela achava que assim que o médico me visse mandava-me logo internar (ela lá sabia), e lá fomos as duas à consulta (foi sempre a minha mãe que me acompanhou às consultas, ecografias e outros exames durante a gravidez, o António Carlos nunca foi.
O Dr. Tormenta era um senhor experiente que nos transmitia uma grande confiança, fez-me a revisão, e ficou assustadíssimo, nunca o tinha visto assim, disse-me que eu estava com hipertensão e era muito grave, o bebé estava vivo ainda, mas podia não sobreviver à hipertensão, que eu teria que fazer uma cesariana o mais depressa possível, para retirar o bebé, que eu não podia ter dores de parto, que estas iriam fazer subir mais a tensão arterial, e que estávamos os dois a correr perigo de vida.
A notícia para mim foi um choque fartei-me de chorar e lembra-me que lhe pedi um parto normal, segundo eu dizia, queria saber o que era ter um filho – só mesmo birras destas alturas.
Passado o choque inicial ainda fui à cabeleireira no Montijo e vim à Moita buscar a mala, e daí guardo a recordação do abraço que o meu pai me deu a chorar porque eu ia para o hospital.
Os meus pais estavam aflitos comigo.
No dia seguinte, dia 19 o meu filho nasceu e dois ficamos bem, mas a partir desse dia passei a dar mais valor às preocupações dos meus pais, porque sou mãe!
Ter um filho é a razão da nossa existência.
O meu filho hoje faz 26 anos, é um homem adulto, mas o meu papel de mãe no sentido amplo da palavra é para toda a vida.
Eu ensinei-lhe tudo o que ele é hoje, mas também ensinei-lhe a voar com as asas que tem, espero que saiba elevar-se na vida, e que saiba defender-se dos predadores, mas se por caso magoar uma asa, espero estar cá sempre para lhe fazer o curativo.
Parabéns João

Sem comentários:

Enviar um comentário